sábado, 13 de novembro de 2010

Glória, Aleluia! Vendido!

- Ei chefe - latiu o autor desconcertado -, um cara em Akron quer uma prece para que a mulher dele lhe dê um filho. Eu estou empacado, sem conseguir achar um caminho.
- Ah, esqueci de lhe dizer - explicou-me Moribundam. - Pouco tempo atrás eu acrescentei um novo serviço em que personalizamos as preces. Adequamos os textos às necessidades individuais do coitado e lhe enviamos alguma súplkica feita sob medida. - Em seguida, voltando-se para o acólito, urrou: - Tente isto: "Que a semente se deposite em pastagens verdejantes e os rebentos brotem em abundância."
- Excelente, M. M. - disse o escritor. - Eu sabia que se estava empacado numa expressão sagrada...
- Não, espere aí - interpus-me, de súbito. - Ponha assim: "Que ela multiplique frutíferamente."
- Ei - disse Moribundam - Você conhece o caminho das pedras. Esse garoto é fera. - Eu estava me aquecendo ao sol do elogio, quando o telefone tocou. Moribundam pulou sobre ele.
- Santo Moe, Moribundam, o Agente de Preces falando. O quê? Lamento, senhora. Tem que falar com o nosso setor de reclamações. Não damos garantia de que o Senhor irá proporcionar tudo o que a senhora quer. Ele só pode jogar com as cartas que tem na mão. Mas não desanime, meu anjo. Você ainda pode achar seu gato. Não, nãoi devolvemos dinheiro. Leia as letras miúdas do seu contrato de confirmação de prece. Soletre com calma as nossas responsabilidades e as Dele. Porém o que faremos é enviar-lhe bençãos de cortesia, e, se a senhora for à Lobster Grotto no Queens Boulevard e lhes disser que Deus mandou a senhora lá, ganhará um coquetel grátis. - Moribundam desligou. - Todo mundo está no meu pé[...]

Woody Allen
Trecho do conto 'Glória, Aleluia! Vendido! do livro Fora de Órbita.


Nos tempos em que pessoas compram, vendem e jogam com a fé, nada mais atual que a história brilhantemente criada por Woody Allen neste texto.
Se há quem venda, é por que há quem compre.
Numa sociedade de consumo não me espanta que até a fé seja cada dia mais barganhada e vendável/vendida.

Nenhum comentário: